resumo fisiologia cardio (coração, eletrocardiograma, pressão arterial)
A função adequada dos tecidos do organismo depende da qualidade da função celular. Condições ótimas do meio ambiente no qual as células vivem, o líquido extracelular. Mantido por um fluxo sanguíneo ininterrupto para os tecidos. Finalidade de nutrir os seus diversos tecidos. Tarefa executada pelo conjunto de elementos que constituem o sistema cardiovascular: coração, artérias, veias, capilares e vasos linfáticos.
A energia utilizada para a circulação do sangue é fornecida pela contração da massa muscular do coração.
A artéria aorta e artéria pulmonar, subdividem-se em ramos, à medida que se afastam do coração. Ao se aproximar dos tecidos que vão irrigar, seu calibre está bastante reduzido. Os ramos de menor calibre, as arteríolas, terminam numa fina rede vascular, composta pelos capilares, que irrigam todos os tecidos. Nos pulmões as paredes dos capilares são atravessadas pelos gases.
Nos demais tecidos do organismo os capilares recolhem o gás carbônico e outros dejetos do metabolismo e cedem oxigênio, aminoácidos, lipídios, glicose, e os demais elementos necessários à função celular. Os elementos nutritivos, ao deixar a corrente circulatória, penetram nos líquidos dos tecidos. Parte desse líquido é recolhida pelos capilares linfáticos.
Coração – “A bomba propulsora”
Localização: posição aproximadamente central do tórax, entre os dois pulmões, no espaço chamado mediastino; possui a forma cônica, com a ponta ou ápice voltada para baixo, para a frente e para a esquerda.
A bomba propulsora ideal para o aparelho circulatório, capaz de impulsionar volumes variados de sangue.
Possui mecanismos autônomos de controle, capazes de responder à estímulos de natureza química e física, que podem regular o seu débito, de acordo com as necessidades dos tecidos do organismo.
Coração adulto se contrai e relaxa cerca de 115.000 vezes por dia impulsionando aproximadamente 7.500 litros de sangue
O coração é uma bomba muscular oca, pulsátil, dividida