Reinos de angola
Neste presente trabalho vamos falar um pouco sobre o bloco socialista (URSS). introduziu na União Soviética e a pressão dos povos – em geral, desejosos de acabar com a ditadura do Partido Comunista em seus países – fizeram com que, de Junho a Dezembro de 1989, subissem ao poder no bloco socialista vários governos reformadores. A desintegração do bloco socialista, a partir desse ano, se deu por várias vias: negociações entre as autoridades e oposição na Polónia, Hungria e Bulgária; revolução popular violenta na Roménia e manifestações de massa pela democracia na Tchecoslováquia e Alemanha Oriental.
O NOVO LESTE EUROPEU
Em Junho de 1989, aconteceram eleições na Polónia. No ano seguinte, novas eleições levaram o líder do Sindicato Solidariedade, Lech Walesa, opositor do regime comunista, à presidência. O Partido Comunista húngaro converteu-se em Partido Socialista e a República Popular Húngara transformou-se em república parlamentar. Também na Bulgária os reformadores iniciaram políticas económicas de choque para se adaptar à nova situação. Na Roménia, um enfrentamento civil terminou com a execução do ditador Ceaucescu e sua esposa. Na Tchecoslováquia, um candidato não - comunista, o escritor Vaclav Havel, chegou à presidência (Revolução de Veludo). Posteriormente, o país foi dividido em dois: República Tcheca e Eslováquia. Na RDA, Honecker foi substituído; Krenz decretou a abertura do Muro de Berlim e, pouco depois, Modrow formava um governo reformador. Na Albânia, 'farol do socialismo puro', pressões sociais levaram a reformas. Na Iugoslávia, explodiram antigos problemas étnico - religiosos e nacionalistas, gerando violentas guerras civis e a fragmentação do país.
O DECLÍNIO DA URSS
Os movimentos separatistas que tiveram início nas republicas Bálticas (Lituânia, Estónia e Letónia) foram decisivos para desencadear uma desintegração em série das republicas