fisio
Sangue da circulação sistémica, vai para o coração pelas veias cavas (inferior e superior), o sangue venoso vai entrar no átrio direito, passa a válvula Tricúspide e entra no ventrículo direito. O sangue passa pela válvula semilunar pulmonar para a artéria pulmonar, indo assim para o tecido pulmonar. Do tecido pulmonar o sangue retorna ao coração pelas veias pulmonares, e dirige-se para o átrio esquerdo. Do átrio esquerdo o sangue passa para aorta, atravessando as válvulas semilunares aórticas da artéria aorta o sangue é distribuído para todas as zonas do corpo, menos nos pulmões estes são irrigados pelas veias pulmonares.
2- Descreva as Fases do Ciclo Cardíaco (sístole e diástole)
Sístole Ventricular (contração do ventrículo), temos:
1) o período de contração isovolumétrico (o volume não varia durante o período de contração isovolumétrico, pois todas as válvulas estão fechadas). A contração ventricular faz com que as válvulas AV encerrem, as válvulas semilunares estavam encerradas na diástole anterior e permanecem encerradas durante este período.
2)Período de ejeção , a continuação da contração ventricular força o sangue a sair dos ventrículos, causando a abertura das válvulas semilunares. Durante a primeira fase o sangue flui rapidamente, próximo do fim da ejeção diminui.
Diástole Ventricular (relaxamento do coração), 3) Período de relaxamento isovolumétrico, o volume nos ventrículos não varia durante o seu relaxamento ; existe uma redução da pressão ventricular (dá-se o encerramento das válvulas semilunares).
4 )Período de Enchimento ventricular passivo, as válvulas AV estão abertas, no fim do enchimento ventricular passivo os ventrículos atingem 70% da sua capacidade. Dá-se a diástase (enchimento ventricular lento).
5)Período de enchimento ventricular activo , válvulas AV abertas e as semilunares fechadas. As aurículas contraem durante a ultima 1/3 parte da diástole ventricular. Completa-se