Métodos de Ordenação
Sabemos que ao nos depararmos com uma lista, iremos utiliza-la de forma mais optimizada se a mesma se encontrar em algum tipo de ordenação, seja por ordem alfabética, numeral ou outras.
Os algoritmos de ordenação interna mais usados são:
BubbleSort – É o método com a implementação mais simples, contudo é o menos eficiente. A cada passagem pelo vetor ele desloca o menor elemento para o início.
InsertSort – É o mais rápido método de ordenação. Consiste em ordenar um conjunto de elementos, utilizando um subconjunto ordenado localizado em seu início.
SelectSort – Passa o menor valor do vetor para a primeira posição, depois o segundo menor para a segunda posição e assim sucessivamente. É rápido com listas pequenas e extremamente lentos com listas grandes.
ShellSort – É derivado do InsertSort, permite trocas de registros adjacentes, com isso corrigindo alguns problemas que ocorrem com o InsertSort.
QuickSort – É o algoritmo mais rápido que se tem, aconselhável para vetores grandes. Ele divide o vetor em dois outros menores, após a separação dos vetores ele será organizado através de um pivô.
HeapSort – Algoritmo que utiliza de um estrutura de dados binária para manter o próximo item a ser selecionado. Existem dois tipos, o Max Heap e o Min Heap.
MegaSort – Cria uma sequência ordenada a partir de duas outras também ordenadas, ele divide a sequência original em pares de dados, ordena-as e depois as agrupas em sequencias de quatro elementos e assim por diante até ter toda a sequência dividida em duas partes.
Conclusão – Métodos de Ordenação são importantes para uma melhor visualização de uma determinada informação. É importante você analisar o tipo e tamanho do seu vetor para depois escolher o algoritmo de ordenação apropriado para utilizar.
Bibliografia- http://www.decom.ufop.br/menotti/aedI082/tps/tp3-sol1.pdf http://fortium.edu.br/blog/regis_jaruzo/files/2010/11/BLOG-INSERCTION-SORT.pdf