Resumo Filosofia
Resumo Educar para a cidadania ou para a Liberdade?
Ivo Tonet tem por termo cidadania a onde hoje e uma educação cidadã, ouvir falar por Educar a forma cidadãos críticos, embora valha dizer que de modo geral seria contribuir a formação livres e humanas.
Este conceito de cidadania não estaria sendo utilizado de forma pouca critica, ou seja, seria ele, afetivamente, aceito como sinônimo de plena liberdade humana? Seria de fato livre uma sociedade vige plenamente democráticas, este tipo de sociedade em ultrapassável da humanidade e sociabilidade aberta concretamente datada, aspectos a sua importância na historia essencialmente limitada, para forma autocrática de possibilidade.
Qual seria a natureza essencial da aquela forma, e as quais as consequências que derivam dai para a pratica educativa, hoje? Alguns autores partem do pressuposto de que a existência da desigualdade social e algo natural e que a cidadania ia democracia e um meio para minimizar, os efeitos mais nocivos deste fato, outro partem do pressuposto de que a cidadania e simplesmente um da condição humana e que, portanto, ela poderia existir em qualquer forma de sociedade.
Tão importante quanto a abordagem direta da questão da cidadania e da emancipação humana, que em breve diferentes dimensão exceto de marx., toma como ponto de partida a base material do exame de sua conexão. Partimo-nos da pressuposição de que perspectiva marxiana, a autoconstrução, partida de trabalho na esteira de marx., tem por analise do trabalho nos permite perceber que o homem se constrói como um ser essencialmente histórico e ativo.
Deste modo, constatamos que o processo de toma-se homem do homem não e um acontecer