ARTIGO PARA ALUNOS
Os educadores na educação não-formal: apontamentos e reflexões
Renata Sieiro Fernandes1
Resumo: A partir de um primeiro e original mapeamento feito em âmbito nacional sobre os educadores que atuam no campo da educação não-formal, especialmente no 3º setor, os dados encontrados permitem conhecer um pouco mais de perto o perfil desses educadores, o contexto sócio-econômico que influencia o seu fazer educativo e as problemáticas que surgem desse panorama brasileiro.
Abstract: From a first and original mapping done on the national level educators operating in the field of non-formal education, particularly in the 3 rd sector, the data found allowing know a little more closely the profile of these educators, the socio-economic context that influences their education and make the problems that arise in brazilian panorama.
Palavras-chave: perfil de educadores, terceiro setor, projetos sócio-educativos.
Key-word: profile educators, 3 rd sector, social and educational projects.
Introdução Este texto baseia-se em dados informativos extraídos de um material bibliográfico produzido e publicado pelo Itaú Cultural no ano de 2006, que se baseou nas informações fornecidas por educadores no campo da Educação não-formal ao se inscreverem em um programa que seleciona e premia experiências educativas e artísticas e que é desenvolvido por essa instituição dentro do Programa Rumos Educação Cultura e Arte, do qual fui consultora no ano de 20052. Esta iniciativa do Itaú Cultural, em seu Programa Rumos 2005-2006, visou focalizar, nessa edição, o campo da educação não-formal ligado às artes buscando as experiências e práticas educativas desenvolvidas por educadores para públicos infantis e juvenis. O intuito desse Programa, além de selecionar e premiar algumas experiências foi, também, dar