resumo filosofia
O Ethos - a sua pessoa enquanto orado
O Pathos - a quem se dirige
O Ethos - diz respeito ao carácter do orador, que se for íntegro, honesto e responsável conquista mais facilmente o público. Enquanto orador, deve possuir certas competências para ter sucesso como a capacidade de dialogar (tanto de comunicar como de ouvir), de optar, de pensar e de se comprometer, por isso, ser-se uma pessoa cuja opinião se atribui algum valor, é já uma boa qualidade.
O Pathos - Define-se pela sensibilidade do auditório que é variável em função das características do mesmo. É preciso perceber, por mera intuição, o que o move, a que é sensível, numa palavra como quebrar o gelo inicial. O orador tem de selecionar as estratégias adequadas para provocar nele as emoções e as paixões necessárias para suscitar a adesão e levá-lo a mudar de atitude e de comportamento. Claro que o orador serve-se de argumentos racionais mas não pode deixar de usar o se carisma e a sua habilidade oratória
Sólon
Disserte sobre o que significa a Eunomia para Sólon
Na mitologia grega, Eunomia representa a disciplina, a boa ordem, e nasceu da união de Zeus, o poder, com Têmis, a justiça.
Repeito a lei
Sólon: Eunomia faz aparecer tudo em boa ordem e bem ajustado e muitas vezes coloca peias nos homens injustos.
Aplaina o abrupto, põe fim à insolência, abranda a violência, murcha as flores da desgraça em seu desabrochar...
Endireita as sentenças torcidas, enfraquece as obras do orgulho, põe fim às obras da sedição, põe fim à ira da penosa discórdia; com ela tudo entre os homens é justeza e prudência.
Quais foram as principais contribuições de Sólon para a cidade? as leis q ele criou
Por que Sólon pode ser considerado um político exemplar?
Górgias. Elogio de Helena
Disserte sobre os motivos que Górgias para "justificar" a ida de Helena para Tróia Desejo dos deuses; Raptada; Persuadida; Por amor