Resumo Filosofia Pra 25
Campinas, 21 de março de 2015
Nome: Beatriz Scarlati Ramos – Nº03 – 2ºAno E
Resumo do Livro“Ética” de Adela Cortina
Obs.: Fatos do resumo baseados literalmente no pensamento do livro, com fragmentos retirados do mesmo
Na Filosofia existem três tipos de saberes. O primeiro denomina-se saber teórico, trata-se de coisas que não podem ser de outra maneira, ou seja não podemos mudá-las; descrevem coisas. O segundo é o poiético, reservado a técnicas e a Arte, não descrevem, dão instruções. O terçeiro e último é o saber prático, aquele que passa orientações de como seguir uma vida boa e justa, visando em escolhas que resultam no mesmo, isso tudo dentro não apenas da ética, mas também presente nos meios políticos e econômicos.
Hegel(pensador) observou que arte e religião também são formas de saber que expressam conteúdos universais, fazendo de forma representativa ou intuitiva, e a Filosofia de maneira perceptiva. Se filosofar consiste em argumentar, cabe perguntar qual é o melhor argumento. Segundo Hegel, o melhor seria o que pudesse dar conta.
A ética é um tipo de saber, como reflexão indireta, nos faz refletir e decidir o que fazer sozinhos em várias situações por ex. É importante levarmos em consideração numa Ética não-neutra. Utiliza-se de métodos de explicação, orientando as ações dos seres humanos, visando a racionalidade. Pode ser entendido como o caráter, modo de ser que um grupo ou pessoa adquire na sua vida. Dentro da ética, relacionamos muitas vezes a moral com o mesmo, porém elas não devem ser confundidas. As duas significam caráter, mas uma absorve o mesmo e a outra respectivamente coloca-o em prática.
As funções da Ética consistem em: esclarecer o que é a moral (traços específicos); fundamentar a moralidade(razões que levam sentido ao esforço dos seres humanos viverem moralmente) ;aplicar diferentes âmbitos da vida social, resultados obtidos nas duas primeiras funções, resultando numa moral crítica. E