Ap S Skinner Relatorio Francine
Após Skinner (1947-1999) publicar seu artigo Selection by consequences em 1981 houve um interesse por outros pesquisadores de analise do comportamento para fazer uma analogia entre comportamentos e fenômenos que sucede em nível cultural. Esse conceito começou por Sigrid Glenn em 1986 então vem se reformulando para melhorar os fatos de contingencia comportamental e efeitos ambientais.
O autor pesquisou e selecionou três artigos de 1986 que melhor qualificaria para a contribuição para formular esse conceito: primeiro o destaque dos operantes fazendo através do tempo à padronização comportamental e enfatizando a relação desse entrelaçamento e o produto associado. (Glenn, 2006), o segundo para descrever as funções q produziu esse entrelaçamento, (Malott, 2004), e terceiro as diferenças das variações ocorridas em nível individual que apresenta a macrocontingencia e a variação em nível cultural apresentando a metacontingencia. (Malott & Glenn, 2006).
Esse conceito foi desenvolvido para dar uma base conceitual solida sobre analise do comportamento dentro do social visando seus planejamentos nas praticas cultural e sobre a mudança social. Em relação complexa sobre esse conceito descrito no terceiro ponto essas diferenças na questão dessas contingencia social serem experimentais ou não, sendo q pode ser manipulada em laboratórios para selecionar especificamente os comportamentos apresentados ao longo do tempo o que é denominado “linhagem Cultural” Glenn & Malott (2004).
Denominada “linhagem operante” Malott & Glenn (2006) para denominar as questões individuais (macrocontingencia) e “Linhagem cultural” Glenn & Malott (2004) para intitular os diversos elementos inter-relacionados do social (metacontingencia). Dando um exemplo sobre a fabricação de um