Relat Rio Fermenta O
Itumbiara
2015
INTRODUÇÃO
A levedura Saccharomyces Cerevisiae é utilizada na alimentação animal e humana sendo usadas em produtos e processos diversos como na panificação, fabricação de cerveja, etanol, fermentação em geral, etc. . A levedura é reconhecida mundialmente como excelente fonte de proteínas, vitaminas do complexo B, minerais essenciais e fibra dietética, de todas as leveduras, a do gênero Saccharomyces é a de maior valor industrial e comercial, devido ao seu alto teor de lisina.
O termo proteína deriva do grego proteios, “que tem prioridade”, “o mais importante”, as proteínas são consideradas macromoléculas mais importantes das células, as mesmas são formadas por pequenas moléculas de aminoácidos como o C, H, O e N e possuem funções nos mais diversos organismo como construtora onde participam da formação de hormônios, enzimas e anticorpos e função reparadora.
Para a determinação de proteínas da levedura é necessário a utilização do processo básico para determinação de nitrogênio orgânico total onde o mesmo sofrerá uma conversão, tal processo foi desenvolvido na Dinamarca em 1883 e baseia-se em três etapas: digestão, destilação e titulação. Esta aula prática teve como objetivo:
Determinar a quantidade de proteína na levedura.
CONCLUSÃO
Após a efetuação dos procedimentos para a análise de proteína na levedura verificou-se que amostra utilizada neste experimento não atingiu as expectativas, pois após a realização dos cálculos necessários o valor de proteína bruta na amostra foi de 16,98% , sendo assim tais resultados não estão de acordo com os parâmetros estabelecidos pela indústria na determinação de proteína na levedura Saccharomyces Cerevisiae , que fica entre 30% e 35%.