Resumo Filosofia Clássica
*dedicava-se ao parto das ideias (maiêutica) dos cidadãos de Atenas.
A Maiêutica Socrática tem como significado "Dar a luz (Parto)" intelectual, da procura da verdade no interior do Homem. Sócrates conduzia este parto em dois momentos: No primeiro, ele levava os seus discípulos ou interlocutores a duvidar de seu próprio conhecimento a respeito de um determinado assunto; no segundo, Sócrates os levava a conceber, de si mesmos, uma nova ideia, uma nova opinião sobre o assunto em questão. Sócrates levava-os a colocar em causa os seus "preconceitos" acerca de determinado assunto, conduzindo-os a novas ideias acerca do tema em discussão, reconhecendo assim a sua ignorância e gerando novas ideias, mais próximas da verdade.
O método socrático consiste em uma técnica de investigação filosófica, que faz uso de perguntas simples e quase ingênuas que têm por objetivo, em primeiro lugar, revelar as contradições presentes na atual forma de pensar do aluno, normalmente baseadas em valores e preconceitos da sociedade, e auxiliá-lo assim a redefinir tais valores, aprendendo a pensar por si mesmo.
- mito da caverna foi usado para esclarecer algumas questões sobre a importância da educação dos filósofos para serem governantes da cidade justa.
História – Alguns homens nasceram e viveram numa caverna onde a única coisa que podiam ver era as sombras na parede, das pessoas que passavam atrás da luz de uma lareira até que um dia um prisioneiro escapou e se deparou com uma luz forte no lado de fora, causando uma dor nos olhos que ele pensava ser um castigo por ter fugido, porém com o passar do tempo ele foi se acostumando e passou a perceber as maravilhas do mundo externo, então ele voltou para a caverna para contar para as pessoas o que ele tinha visto, porém não acreditaram nele.
Transpondo para a nossa realidade, é como se você acreditasse,