Cultura
De uma forma clara, podemos dizer que a cultura envolve o conhecimento, a crença, os valores, as normas, os símbolos, a parte material, as instituições e uma série de aptidões e hábitos que o homem desenvolve como membro de uma sociedade.
Cultura Popular
É o conjunto de manifestações como dança, literatura, folclore, arte; que são produzidas pelo povo que também participa de forma ativa. A cultura popular que engloba tradições e costumes é transmitida de geração para geração principalmente de forma oral, e é difundida pelos meios de comunicação.
Cultura Clássica
Constitui o estilo predominante na Grécia Antiga entre os séculos VI e IV a.C. e a sua herança continuada pelos diversos períodos político-culturais da Roma Antiga.
Os conceitos de arte e cultura clássicos incluem a literatura clássica ou greco-romana: as diversas formas da literatura grega e a literatura latina (como a poesia, o teatro, a historiografia — historiografia clássica — e a filosofia — filosofia grega); e no âmbito da arte não apenas as denominadas belas artes, mas também todas as artes menores (estendendo-se por vezes a toda a cultura material).
Também formam parte da civilização clássica ou civilização greco-romana as demais manifestações da sua cultura, crenças (mitologia clássica — mitologia grega, mitologia romana) e a vivência cultural da vida cotidiana (costumes da Antiga Grécia, costumes da Antiga Roma), a economia, sociedade e organização política, militar e religiosa.
Cultura Erudita
Surge de um processo de pesquisa, análise teórica e experimentação; e é a principal responsável pela evolução intelectual da sociedade. Esse tipo de cultura está relacionada à elite e por ser adquirida através de esforços educacionais, não é democrática como a popular, o que torna pequeno o número de eruditos.
A cultura erudita abrangeria expressões artísticas como a música clássica de padrão europeu, as artes plásticas - escultura e pintura -, o teatro e a literatura