Resumo filme
Essa versão altera os ensinamentos do cristianismo. Não posso acreditar na existência de um homem puramente comum, esquecendo-me do Jesus, divino e filho de Deus.
Será que Jesus teve algum relacionamento com Maria Madalena? Foram casados, os frutos dessa união ainda estariam vivos até hoje? Confesso que jamais ouvi falar nesse suposto relacionamento.
O cristianismo ensina que o filho Deus veio ao mundo para cumprimento de uma profecia, morrer na cruz para remissão dos pecados dos homens, e ressuscitar dentre os mortos.
Creio que o objetivo da trama é tentar nos convencer, mas não devemos levar tudo a sério. Verdade ou ficção? Eu, particularmente, acredito nos ensinamentos do cristianismo.
O filme, aborda a existência de uma suposta sociedade secreta defensora dos segredos da linhagem de Jesus (Priorado de Sião), com membros da Opus Dei e seu relacionamento com o Mestre misterioso (Professor).
A Opus Dei deseja o Santo Graal para conservar os segredos e o poder dentro da Igreja Católica. Contudo, o Mestre, deseja conhecer os segredos para revelar a verdade do cristianismo e esclarecer que Cristo não era milagroso, mas apenas um homem comum.
É possível verificar a comunicação através dos códigos. De acordo com as personagens, as obras de Da Vinci, estão repletas de símbolos, códigos, letras fora de ordem e anagramas. A interpretação dos símbolos ajuda na compreensão de fatos ocorridos no passado.
A trama inicia com a perseguição e morte de Jaques Saunière que é assassinado por Silas, um dos membros da Opus Dei, um anjo que diz matar em nome de Deus. A polícia encontra o corpo de Saunière na posição do homem vitruviano e com um pentagrama desenhado no peito. Cena repleta de mistérios e códigos a serem decifrados.
O Simbologista Robert Lagdon e a Criptografa, Sophie Neveu, acabam