resumo filme
O filme aborda um contexto de profundas mudanças que o Brasil Imperial começa a passar,mudanças estas que repassam as inovações tecnológicas do século XIX .
A lingua central do filme se representa como um empresário arrojado competente e com ideias modernas em um Brasil dependente da cultura de exportação do café no Brasil.
O Barão de mauá inicia um plano de industrialização do Brasil, procurando com investimentos externos interligar o Brasil através de ferrovias que foi uma grande contribuição para uniao do Brasil. Além disso ele cria a companhia ponta de Areia para promover a siderurgia que acreditava faltar no Brasil, e por isso o Brasil não era industrializado, essas inovações permitiram a criação de estaleiros para promoção do transporte fluvial no Brasil e sua contribuição na area da comunicação atravéz de cabos telegraficos ate a Europa.
Seu arrojo permitiu programas de iluminaçao publica, que foi uma verdadeira revolução nesse Arcaico ‘Brasil Imperial’.
Sua contribuição na area Financeira trouxe a ideia da fundação do Banco do Brasil, como agente financiados dos Projetos de desenvolvimento do Brasil.
(Instalou-se inicialmente na rua Direita, esquina com rua de São Pedro, no Rio de Janeiro, com 1 mil e 200 contos de réis de capital, iniciando as suas atividades a 11 de dezembro de 1809. Foi o quarto banco emissor do mundo, depois do Banco da Suécia (1668),Banco da Inglaterra (1694) e Banco da França (1800). Funcionando como uma espécie de banco central misto, de depósitos, descontos e emissão, dotado ainda do privilégio da venda dos produtos de que a Coroa Portuguesa tinha o seu monopólio: pau-brasil, diamantes, marfim e urzela)
REF: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_do_Brasil)