fator de potencia
A potência instantânea p é o produto da corrente i pela tensão v para um dado instante t.
Quando v e i forem ambos positivos ou negativos, o seu produto p é positivo. Assim, está sendo gasta uma potência através do ciclo. Porém, se v for positivo e i negativo, ou v negativo e i positivo, em QUALQUER PARTE DO CICLO, terá um resultado negativo, que graficamente, em fase, é uma potência indisponível para a realização de trabalho; Veja abaixo.
A potência real é a capacidade do circuito de produzir trabalho em um determinado período de tempo. Devido aos elementos reativos da carga, a potência aparente, que é o produto da tensão pela corrente do circuito, será igual ou maior do que a potência ativa.
A potência reativa é a medida da energia armazenada que é devolvida para a fonte durante cada ciclo de corrente alternada. É a energia que é utilizada para produzir os campos elétrico e magnético necessários para o funcionamento de certos tipos de cargas como, por exemplo, retificadores industriais e motores elétricos.
O fator de potência pode, então, ser definido pela razão da potência real (ou ativa) pela potência aparente (ou total).
Em circuitos de corrente alternada, as ondas de tensão e de corrente elétrica estão em fase, isto, mudando a sua polaridade no mesmo instante em cada ciclo. Quando há presença de cargas reativas, como capacitores ou condensadores e indutores, há um armazenamento de energia que resulta em uma diferença de fase entre ondas de tensão e a corrente. Uma vez que essa energia armazenada retorna para a fonte e não produz trabalho útil, um circuito com baixo fator de potência terá correntes elétricas maiores para realizar o mesmo trabalho do que um circuito com alto fator de potência. Como as potências reativa, aparente e real podem ser representadas por um triângulo retângulo, obtemos as seguintes fórmulas para potência:
Por definição, o fator de potência é um número adimensional entre 0 e 1. Quando o fator de