Resumo filme
O filme Quem Mexeu No Meu Queijo? escrito em por Spencer Johnson em 2004, mostra uma reflexão pela qual podemos nos atentar, sendo de fácil compreensão, resultando num conceito positivo. Mostra em forma de uma fábula sobre ratos e pessoas que estão num labirinto, e que devem seguir em frente apesar das dificuldades e não perder tempo se lamentando. O labirinto simboliza o caminho que seguimos, que não é fácil, enquanto o queijo representa aquilo que buscamos através dele. Devemos nos fortalecer e encarar as mudanças que venham ocorrer em nossa vida, pois elas fazem parte da própria condição humana. Mas na maioria das vezes não atentamos para as mudanças e quando nos damos conta precisamos nos posicionar perante elas, e quando isto ocorre, fica mais dificil.
Os personagens são os ratinhos Scurry e Sniff e os homens Haw e Hem que vivem estas condições de mudança. Os dois homens são mais relutantes no início, mas depois de erros cometidos, Haw se condiciona ás mudanças primeiro e depois Hem, que era ainda mais relutante, culminando com aprendizado para ambos.
Os ratinhos são mais flexíveis e sentem a necessidade da mudança, acompanhando-a quando ela está ocorrendo, pois é a maneira mais fácil de se adequar. O que o livro reflexiona é sobre o medo que nos faz recuar e não aceitar mudanças, causando instabilidade, fracasso e deixando traumas, porque é mais comodo não mudar nada e continuar como está. Mas tudo que não muda são poucas coisas, sejam elas no trabalho, na vida amorosa ou familiar. Por isso ser flexível é lutar contra este sentimento de medo e utilizar esta ferramenta para aprender sempre com as novas situações, que muitas vezes ocorrem de súbito, buscando assim um melhor caminho para nós mesmos, porque mudar se relaciona á