Estudo sobre a teoria de piaget
ESPECIALIZAÇÃO: PSICOPEDAGOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO
PROF.ª JOSEFINA CASTRO
APRENDIZAGEM: DIMENSÕES AFETIVA, SOCIAL E COGNITIVA
DISCENTES: JACIARA PRISCILA SOUZA SIMONE CONCEIÇÃO MAILANE
ESTUDO DIRIGIDO
1- Explique a assertiva de Piaget (2006) “[...] o desenvolvimento mental é uma construção contínua [...]”
R- Através da incorporação de elementos do meio externo onde o individuo capta o ambiente, ampliando seus esquemas seja por assimilação (com estruturas que já possui), por acomodação (criando ou modificando um novo esquema corporal) levando à equilibração (passagem de um menor esquema para um maior) equilibrando as ações construindo seu conhecimento.
2- Qual a relação existente entre necessidade e ação?
R- A ação leva a entender que seja um desenvolvimento afetivo, intelectual ou uma necessidade fisiológica, e a necessidade seria a forma de se dar em um determinado estágio (funções constantes).
3- Caracterize desenvolvimento mental do recém nascido e o lactente (1 ano e 6 meses), enfatizando a aquisição da permanência do objeto, a construção das categorias do objeto, da causalidade e do tempo e da evolução da afetividade:
R- O recém nascido encontra-se no estágio dos reflexos ou mecanismos hereditários, das primeiras tendências instintivas de nutrição e primeiras emoções, ou seja, o bebe começa construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. A inteligência é pratica, as noções de espaço e tempo são construídas pelas ações, o contato cm o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento. O lactente é o estágio dos primeiros hábitos motores e sentimentos diferenciados, a inteligência é o senso- comum ou prática (pré- linguagem) regulação afetiva elementares e primeiras fixações exteriores da afetividade.
4- Comente acerca da influencia do aparecimento da linguagem no aspecto afetivo e no intelectual da criança a partir dos dois anos:
R- os