Resumo filme Vik Muniz - Catadores de lixo
O artista vai até o local conhecer de perto como é o sistema em que os catadores trabalham. Sem ter muita idéia do tipo de gente que iria encontrar, ele acaba conhecendo pessoas carismáticas, de personalidade e muito humildes, que conversam abertamente mostrando um pouco de sua intimidade. Em seu novo projeto ele pretende chamar atenção sobre a questão ambiental, e social daqueles trabalhadores também querendo transformar a vida destas pessoas por meio da arte. Começa tirando uma foto de Tião, o presidente da ACAMJG – Associação de Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho, reproduzindo a imagem de Maquiavel morto na banheira.
Depois é apresentado o lugar para onde vão os recicláveis, todos organizados, para que comecem a seleção do tipo de material que irão usar. Logo mais escolhem as fotos já tiradas no aterro, e algumas que descartaram resolvem fazer em estúdio com as mesmas pessoas. Depois de tudo preparado, começam a montar as imagens com o “lixo”. É mostrado todo o processo de como fazem, em que até os catadores também ajudam, o que para Vik é muito importante, que eles façam parte até da armação, porque é isso que vai provocar um sentimento maior naquelas pessoas, sobre o material que elas trabalham. Apesar que depois de todo este processo, eles não queriam mais voltar pra aquela vida, mas isso não é errado, só foi apresentado uma outra realidade a eles o que desencadeia um novo pensamento, uma nova perspectiva, enfim, uma mudança.
Tião vai até Londres, juntamente com Muniz, acompanhar o leilão de seu quadro. Também passam por um museu e conhecem de perto diversas outras artes dos mais renomados artistas. Para Tião, foi uma grande experiência, que