Pdf Latusa Digital 46 A2
2140 palavras
9 páginas
Latusa Digital Ano 8 – N. 46 – Setembro de 2011.Vik Muniz e os artifícios de socialização na atualidade
Doris Rangel Diogo1
Resumo
Este texto focaliza os desdobramentos da intervenção do artista Vik Muniz na comunidade de catadores retratada no filme Lixo Extraordinário. Aborda a invenção, articulando arte e psicanálise: Marat (Sebastião) é uma obra que revela uma
“consistência irônica” do objeto a. Conclui-se que esta intervenção possibilitou um modo de tratar o gozo, produzindo artifícios de socialização na atualidade.
Palavras chave: Intervenção, arte, psicanálise.
Abstract
This article focuses on the consequences of the artist Vik Muniz’s intervention in the trash collectors community portrayed in the film Lixo Extraordinário. It also discusses the invention, linking art and psychoanalysis: Marat (Sebastião) is a work that reveals an “ironic consistency” of the object. It comes to the conclusion that this intervention enabled a way to deal with “joy”, creating socialization devices nowadays.
Key words: Intervention, art, psychoanalysis.
Como a intervenção do artista plástico Vik Muniz, registrada no filme Lixo
Extraodinário2, que incidiu sobre o vivo dos catadores3, pode nos esclarecer sobre os artifícios de socialização na atualidade?
1- Projeto: Intervenção através da arte na prática social dos catadores
No filme Lixo Extraordinário,Vik conta como decidiu realizar um projeto com os catadores no aterro sanitário, visando a transformar suas vidas através da arte.
Inspirando-se em experiência anterior, sua intervenção parte do material/objeto com que as pessoas lidam. No projeto “Sugar children", em 1996, com crianças de famílias que cultivavam cana-de-açúcar no Caribe, Vik utilizou o açúcar na criação das obras, fazendo retornar uma parte do lucro para a comunidade dos participantes.
1
Psicanalista, correspondente da EBP-Rio, membro do ICP-RJ, doutora em teoria psicanalítica; dorisdiogo@gmail.com 2
Documentário de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley.