Resumo filme uma cidade sem passado
“Uma cidade sem passado”
1º) Descreva com suas próprias palavras os principais fatos, o que mais chamou sua atenção no filme.
É uma tarefa difícil descrever principais fatos que me chamaram atenção porque na verdade todo o filme me chama atenção devido a abordagem de diversas questões entre elas: aspectos sociais na formação educacional, a estrutura do ensino ao qual Sônia teve acesso, as questões de protecionismo ligadas a interesses econômicos dentro da instituição escolar na qual Sônia estudava. Como também as questões voltadas a própria história da educação, como a estrutura da escola confessional, organização das turmas por gênero, a disciplina. Outra questão era seu interesse e dedicação pelos estudos e o início de seu envolvimento com a pesquisa a partir do primeiro concurso que foi ganhadora. Também o processo de desconstrução da imagem que ela tinha da sua cidade natal, os fatos políticos, religiosos. E por fim a ousadia da Sônia enquanto pesquisadora para continuar e transpor todas as barreiras que lhes foram impostas.
2º) Defina o tema escolhido pela Sônia:
A minha cidade Natal ( Pfilzing ) em um resgaste histórico da memória das pessoas.
3º) Qual a hipótese prévia elaborada por Sônia, com relação a sua pesquisa?
A hipótese prévia de Sônia era o resgate da sua cidade evidenciando a integridade e isenção da cidade na participação em termos de relação com o nazismo.
4º) Qual a metodologia e os instrumentos utilizados por Sônia em sua pesquisa?
Em sua pesquisa Sônia fez uso do método Historiográfico qualitativo e recorreu a instrumentos documentais, entrevistas, fontes de jornais entre outros.
5º) Na sua opinião quais foram os grandes desafios ocorridos na vida de Sônia como pesquisadora?
Sônia enfrentou diversos desafios entre eles: ameaças políticas e religiosas, oposição dos próprios habitantes da cidade, perseguições a ela e a sua família, barreiras no acesso as fontes, questões pessoais ( casamento, administração da casa, o cuidar