resumo filme um grito de justiça
Sistema de saúde no Japão
Todas as pessoas que residem no Japão devem, obrigatoriamente, inscrever-se em um dos Seguros Públicos de Saúde. Estes sistemas baseiam-se no princípio de cooperação mútua, em que todos os segurados contribuem regularmente com taxas, utilizando o Seguro de Saúde quando necessário. .A taxa de Seguro Nacional de Saúde é calculada anualmente, baseando-se na renda líquida do segurado e no número de dependentes. Na ocasião em que o segurado necessitar dos serviços de saúde, ele arca com 30% das despesas médico-odontológicas. O Seguro Nacional de Saúde banca o restante.
Sistema de saúde na Inglaterra
NHS (National Health Service) é o sistema de saúde público na Inglaterra, o equivalente ao SUS do Brasil. Atende a 1 milhão de pacientes a cada 36 horas e é considerado a maior estrutura de saúde pública do mundo.Devido ao seu tamanho gigantesco e complexidade, a qualidade dos serviços prestados poderá variar dependendo da região onde se mora. Como todo sistema público, o NHS também é alvo de críticas, mas as pesquisas mostram que a maioria da população inglesa se diz satisfeitas com o atendimento recebido.São apenas exemplos de 3 países, onde a saúde é levada a sério, com grandes e constantes investimentos em equipamentos e capacitação pessoal.
Sistema de Saúde nos Estados Unidos
Os Estados Unidos não têm um sistema público de cobertura universal na área da saúde.Há alguns programas financiados pelo governo, como o Medicare, destinado à pessoas com mais de 65 anos, ou o Medicaid, para pessoas de baixa renda.Veteranos das forças armadas também estão cobertos por um programa do governo, assim como crianças de famílias pobres que não se enquadram nas exigências do Medicaid.A maioria dos americanos, porém, precisa adquirir seu próprio plano de saúde, seja por meio de seus empregadores ou por conta própria.
Enfim a comparação que faço dos sistemas citados anteriormente com o Sistema de Saúde do