Resumo filme tempos modernos
A obra conta a história do operário Carlitos e uma jovem. O primeiro, interpretado por Charles Chaplin, é um empregado de uma fábrica e o mesmo desempenha um trabalho repetitivo de apertar parafusos. De tanto realizar esta tarefa repetitiva, Carlitos é levado à loucura e é despedido. Logo depois, é internado em um hospital e quando sai se depara com a mesma correria diária, desemprego e multidões nas ruas.
Por engano é confundido com um líder comunista e preso. Após sair da cadeia, conhece uma moça que foge para não ser levada para um orfanato com suas irmãs, e para não passar fome comete pequenos furtos. Em um desses furtos, ela é pega pela polícia e Carlitos tenta ajudá-la, os dois são presos, mas acabam fugindo.
Carlitos consegue alguns empregos, mas não pára em nenhum, e continua com suas idas e vindas da cadeia. Até que Carlitos e a moça conseguem um emprego em um café, ele como garçom e ela como dançarina. Os dois são um sucesso, Carlitos improvisa uma música e arranca aplausos dos clientes. Porém, a polícia chega, acabando com a festa e os dois recomeçam a fuga.
No filme, podemos perceber que nas indústrias não utilizavam mão-de-obra qualificada, todo comportamento era mecânico e o que interessava para os donos das indústrias não era o sujeito e sim o produto final. Tudo que era feito visava o lucro e a produção sempre em ritmo bem acelerado.
É nessa época que surgem os movimentos sindicalistas, que lutam por melhores condições de trabalho e salários para os operários, começava aí uma luta de classes. O filme é uma metáfora daquela sociedade (sociedade