resumo filme tempos modernos
Carlitos, empregado de uma indústria baseada no fordismo, na qual os trabalhadores eram submetidos a um grande esforço físico, mental e emocional.Os operários trabalhavam de modo excessivo, sempre com os mesmos movimentos e tratados de maneira inconveniente,sendo vigiados o tempo todo.
Um trecho do filme que deixa evidente o esforço para a redução de tempo na execução das tarefas,é a tentativa de aumentar a produção e o trabalho dos operários além dos que eles podem suportarem, mostrando uma característica forte do modelo fordista daquela industria, que foi a invenção de uma máquina que alimentava automaticamente os funcionários.
Certo momento, Carlitos acaba sendo engolido pela máquina, demonstrando que o trabalhador se automatizou tanto que parecia a própria máquina ou fazia parte dela. O personagem chega ao ponto de não conseguir desempenhar outra função, preferindo ficar preso na cadeia para ter uma vida mais tranquila. A única cena do filme que Carlitos consegue ser ele mesmo é na hora de dançar, visto que é um momento de liberdade e de fazer o que realmente gosta.
O filme também faz uma crítica bastante forte em relação à desigualdade entre as classes sociais, em que os pobres era humilhados e produziam a maioria dos objetos, nos quais muitas vezes eles não tinham acesso aos tais e nem sabiam ao menos o certo do que era produzido. A maioria eram feitos exclusivamente para os ricos. Outras cenas mostra Carlitos trabalhando como vigia noturno de uma loja e cuidando de uma menina sem família, mostrando um pouco de solidariedade em relação a desigualdade enfrentada. Tempos modernos traz sérias