Resumo filme philadelphia
Este filme decorre durante o final da década de 80, na cidade de Philadelphia nos Estados Unidos da América. Fala-nos da discriminação que é feita sobre a homossexualidade (homo fobia) e o vírus da SIDA.
A descriminação sobre os homossexuais existe desde sempre e está, e continuará a estar latente na nossa sociedade, pois passem os anos que passarem, a mentalidade das pessoas nunca vai ser completamente mudada, existirá sempre alguém que não conseguirá ter a mente suficientemente aberta para poder aceitar as diferenças de cada um. Nós como pessoas que já não descriminamos, podemos tentar fazer com que se passe a mensagem para que toda as pessoas sejam vistas de igual modo, independentemente das preferências sexuais, mas será muito complicado porque não podemos abrir a cabeça de ninguém e enfiar lá a informação de que estão a ser injustas e egoístas.
Relativamente à SIDA o problema é basicamente o mesmo, porque por muitas campanhas que sejam feitas e por muitas organizações que existam, há pessoas dentro da nossa sociedade que continuam a encarar os doentes com SIDA como se eles fossem “bichos” e tivessem que ser marginalizados e postos de parte para que não tivessem que ter qualquer tipo de contacto com todo o resto da comunidade, aliás está bem patente no filme, pois quando descobrem a doença de “Andrew” e a sua preferência sexual, deixam sequer de lhe tocar e a primeira atitude que tomam é a de o despedir para que não prejudique a imagem da empresa de advogados. Assim, cabe-nos a nós continuar a tentar passar a mensagem de que esta doença não se transmite pelo toque, pela proximidade, pelo carinho, etc.…. Somos nós que devemos ser responsáveis, ou pelo menos tentar, pela mudança destas mentalidades, falando mais nestes assuntos e tentando esclarecer os mais cépticos para que possam ultrapassar estes preconceitos e os possam aceitar.
Como é visível em todo o filme, o Tom Hanks (actor principal) é demitido por ser