Resumo Filme Gandhi
Destacamos que no filme Gandhi foi abordado que atraves de um homem simples, determinado conseguiu-se a liberdade de uma nação.
O povo indiano foi colonizado pelos ingleses por mais de um século, o povo vivia de modo precário pagava-se altos impostos pela produção do sal e Gandhi pregou a busca pela liberdade e da verdade que não permite submissão as leis injustas. E o que surpreende é a maneira como ele conseguiu levar toda uma nação a buscar a libertação do Império com a não violência, buscar seus direitos.
Gandhi se tornou portavoz de uma causa e que a verdade e a simplicidade fosse mais poderosa que um Império. Para ele todos eram iguais e tinham os mesmos direitos, estava disposto a morrer pela causa, mas não matar, onde disse “não dar nenhum golpe sabendo que receberemos muitos, e que através da nossa dor eles (ingleses) possam ver a injustiça”. Dizia que o país era deles e não dos ingleses, que eles eram os invasores, e por isso tinham que ir embora. Andaram 400 Km ate o mar para fabricarem sal e vendê-los, foram milhões de pessoas que acompanhou Gandhi nesta marcha ate o mar.
Em um discurso sua esposa disse, que quando criança seus pais fabricavam suas proprias roupas, e agora compravam dos britãnicos (capitalismo), e a frase dita foi “não existe beleza no mais fino tecido se ela causa infelicidade”, e todos queimaram suas roupas que compraram, onde começaram a tecer seus próprios tecidos, e se vestirem com roupas produzidas por eles proprios, onde ate Gandhi se vestia como eles, ou seja, ele deixou de usar roupas formais e passou a usar roupas fabricadas por ele mesmo. E disse que a violência que diz olho por olho só vai fazer o mundo ficar cego.
Recusar-se de forma não violenta a cooperar com a injustiça é uma forma de derrotá-la e a arma não violenta era lutando pelos direitos e pela liberdade. A não violencia significa revidar, porem com outras armas. Observou-se que Gandhi viu que os indianos eram milhares e os europeus uns mil, e