Resumo do filme gandhi
O líder pacifista e guia espiritual Mohandas Karamchand Gandhi, foi a principal personalidade na luta pela independência da Índia, país colonizado pela Ingraterra.
“Um longo jejum foi sua arma de resistência pacífica à dominação do império britânico. O fato comoveu o mundo e obrigou os ingleses a dar a independência aos hindus”, lembra a monja Sundari Shakti.
A trajetória deste homem (1869-1948) pode ser compreendida em quatro períodos, segundo Lia Diskin, diretora da Associação Palas Athena, em São Paulo. 1) A Infância e a adolescência em Porbandar, cidade litorânea no noroeste da Índia casou-se aos 13 anos com uma menina da mesma idade com quem viveu por 62 anos; 2) Os quatro anos de estudos em Londres, onde se formou em direito; 3) O início das lutas contra o racismo na África do Sul (também colônia britânica na época); 4) O retorno à terra natal em 1915.
Na África do Sul, onde permaneceu por 20 anos, surgiram os primeiros sinais do que viria a ser o mais forte dos princípios defendidos por Gandhi: a não violência. Lá conduziu marchas, foi preso e viu milhares de indianos serem escravizados na prisão. Mas sempre defendendo a resistência sem luta, conquistou vitórias para a população hindu que vivia lá. De volta à India, ingressou no Congresso Nacional e liderou uma campanha nacional de não cooperação com o governo britânico.
De figura tímida a respeitado líder, de sujeito teimoso e cheio de manias ao mais amoroso ser humano, Gandhi mostrou como o homem pode se transformar internamente. Viveu de maneira muito humilde, tecia suas próprias roupas, pregando o amor aos pobres e a necessidade de diálogo entre as religiões. Por causa dessa tolerância, foi assassinado em 30 de janeiro de 1948, aos 79 anos, por um fanático religioso hindu que discordava da união entre seu povo e os muçulmanos habitantes da multirreligiosa Índia. A luta entre os dois povos continua, mas os ideais de Gandhi foram imortalizados e prosseguem levando as