Instrumentação
Instrumentos são dispositivos de determinação do valor de uma grandeza ou variável, que devem obedecer ao Sistema de Unidade de Medidas que no Brasil é chamado de Sistema Internacional de Unidades simbolizada por SI. Também devem obedecer a padrões de sensibilidade, resolução, precisão e exatidão.
1- MEDIDORES DE CORRENTE ALTERNADA E CORRENTE CONTÍNUA
Um amplificador operacional ou amp op é um amplificador com ganho muito elevado. Tem dois terminais de entrada: um terminal designado por terminal inversor(-) e o outro identificado por terminal não inversor(+). A tensão de saída é a diferença entre as entradas + e - , multiplicado pelo ganho em malha aberta:
A saída do amplificador pode ser única ou diferencial, o que é menos comum. Os circuitos que utilizam amp ops frequentemente utilizam a realimentação negativa (negative feedback). Porque devido ao seu ganho elevado, o comportamento destes amplificadores é quase totalmente determinado pelos elementos de realimentação (feedback).
Encapsulamento do amplificador 741 é um dos mais utilizados, este possui dois terminais de entrada e um de saída, além da necessidade de uma alimentação (Vcc) e uma referencia (Terra). Há também um pino que não é conectado.
Na foto, é mostrado o Vcc positivo, normalmente usado como alimentação e o Vcc negativo, que geralmente é conectado ao terra para sinalizar a referencia. Mostram-se as entradas 1 e 2 (respectivamente a entrada inversora e não-inversora), a saída e os offsets.
Ignorando outras funcionalidades do amp op, mostraremos apenas sua característica básica: o comparador.
Fixando a entrada não inversora (entrada 2) ao terra, juntamente com o Vcc negativo.
O amplificador operacional ideal
O amplificador operacional ideal tem um ganho infinito em malha aberta, largura de banda infinita, impedância de entrada infinita, impedância de saída nula e nenhum ruído, assim como offset de entrada é zero (exatamente 0 V na saída quando as duas entradas