A IMPORTÂNCIA DAS REGRAS SOCIAIS PARA A CONVIVÊNCIA HUMANA
O conceito de norma social tem sido vastamente utilizado na Sociologia, que assume que o que dácoerência e significado aos comportamentos humanos é a sua referência a um sistema de normas coletivas.Esse significado surge tanto aos olhos do próprio indivíduo como dos outros com quem ele age e do coletivoem geral. Obviamente, a pluralidade de modelos culturais existente no mundo limita a coerência e asignificância dos comportamentos aos contextos para os quais elas são válidas. O conceito de norma socialé um conceito central nas correntes sociológicas que dão relevo às questões da ordem social.
As normas sociais são uma linha orientadora que ajuda a governar as instituições sociais e a manter a sociedade unida. As normas sociais são essenciais para a compreensão das interações sociais e para a cooperação humana. A aplicação de regras faz assim parte do processo da integração de um indivíduo num determinado grupo cultural. Normas sociais podem ser vistas como declarações que regulam o comportamento e atuam como controles sociais informais. Elas são geralmente baseadas em algum grau de consenso e são reforçadas por sanções sociais.
Em sociedade o homem não pode viver sem a observância de normas de conduta que regulem sua convivência com os demais. E já que a vida em sociedade foi empiricamente determinada como a mais eficiente