Resumo filme Confucius
Confucius é um poderoso e influente ministro que se destaca por seu prestígio e autoridade em um dos impérios da China antiga. Mas tanto poder traz consigo inimigos invejosos. Uma traição política coloca o imperador contra Confucius e ele é injustamente deposto de seu cargo e mandado para o exílio. Lutando contra os imperadores, Confucius não irá somente unificar uma nação mas mudará a história da humanidade.
China - Mesmo em tempos de crise, deve-se prosseguir vivendo com arte, ética e benevolência. Sendo suave como a água, é possível vencer a agressão e arbitrariedade. Seja numa tijela, numa bacia onde se lavam as mãos, ou num filete escorrendo até encher a vasilha, são imagens de água as escolhidas pela diretora Hu Mei para abrir essa dramatização sobre a vida de Confúcio. Kong Qiu, Zhong Ni ou Confucius, seu nome latino, nasceu no ano 551 AC, em Tsou, uma pequena cidade no estado de Lu, hoje sul da província de Shantung. 'A Batalha pelo Império' apresenta o período dos 51 aos 73 anos do influente filósofo chinês. De prefeito da cidade de Zhongdu a ministro do reino e mestre difusor de ideais éticos de humanidade e harmonia.
Durante o reinado de Ding, três clãs disputavam o poder em Lu: os Jishi, os Shushi e Mengshi. Um senhor de terras tinha poder de vida e morte sobre seus escravos. Era comum enterrá-los vivos na tumba do mestre, junto aos animais favoritos e outros bens, quando da morte do proprietário. O governante Lu Dinggong escolheu Confucio como Ministro da Justiça para instaurar civilidade e progresso no reino. Em 497 AC, depois de