resumo ferrero rocher
O estudo de caso preparado pelos professores Veranise J. C. Dubeux e Daniel Kamlot da ESPM-RJ e disponibilizado para nós pelo professor Paulo Pedro de Sá Peixoto da disciplina de Mercadológica I aborda o composto de marketing da Ferrero Rocher, famosa empresa italiana de chocolates e bombons que vem atuando no ramo, no Brasil, desde 1994. A empresa teve seu surgimento em 1946, com o fim da segunda guerra e uma escassez de produtos a preços acessíveis no país, através de uma pasta proveniente da avelã, Pietro e Giovanni Ferrero deram inicio a essa grande empresa, e na época passaram a vender por toda Itália. Em 1963 quando a pasta já era vendida por toda Europa ela passou a se chamar Nutella, e se tornou um produto muito popular por ser bom e barato.Em 1980 a empresa já estava presente nos cinco continentes e contava com linhas como a Kinder e a Tic-Tac, em 1982 o bombom Ferrero Rocher, que conhecemos hoje, foi lançado e foi responsável por um grande incremento nas vendas.
Para se ter uma idéia da proporção global que a companhia tomou, apenas no período
2005-2006 a empresa fechou com 5,6 bilhões de euros e em 2007,uma pesquisa do instituto americano Reputation Institute classificou a empresa como a sétima empresa mais respeitada, lembrada e considerada pelos consumidores em todo o mundo. Hoje em dia as marcas mais conhecidas e lembradas da empresa, no Brasil são a Nutella, Ferrero
Rocher, Tic-tac, Kinder, e se tratando do âmbito global podemos incluir, também, a Raffaello, Mon Chéri, Pocket Coffee, Fiesta e Gran Soleil. Se tratando somente de Brasil, a produção se iniciou em Pços de Caldas, Minas Gerais, em 1997 que além de produzir para atender o próprio país tabmém atende países de toda a América e Europa, somente considerando a produção nacional a empresa atinge altos valores, por exemplo, apenas em 2007, o faturamento da empresa foi de R$ 350 milhões.
. Se tratando do Produto, o bombom