Resumo Feijão
MESOAMERICANO variedades de grãos pequenos (feijão carioca);
SUL DOS ANDES variedades de sementes grandes (feijão-jalo);
NORTE DOS ANDES variedades com características intermediarias as outras duas.
PARTICULARIDADES DA CULTURA: o feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) é o mais cultivado no mundo, pode ser cultivado solteiro ou consorciado, é uma cultura com baixo uso de insumos, e dependendo da região do Brasil essa cultura pode ser cultivada em 3 épocas do ano (3 safras). Devido a essas 3 safras é que sempre se tem disponibilidade da cultura no mercado.
DIFERENCIAÇÃO DE ESPÉCIES CULTIVADAS: pode ser feita por meio da germinação (as espécies cultivadas apresentam diferenciação no modo de germinação, sendo que a P. vulgaris, P. lunatus e P. acutigolius têm germinação epígea; já a P. coccineus têm germinação hipógea), característica das folhas, flores e inflorescências, forma e tamanho de vagem.
MORFOLOGIA DO FEIJOEIRO
1. RAIZ: sistema radicular formado por uma raiz principal ou primaria da qual se desenvolvem lateralmente as raízes secundarias e terciárias, sendo a raiz primária maior em diâmetro. Sistema radicular superficial (20 a 40 cm), tornando a cultura bastante sensível a deficiência hídrica e causa baixa eficiência na absorção de nutrientes (exige solos férteis ou boa adubação).
2. CAULE: é herbáceo, com eixo principal formado por uma sucessão de nós e entre-nós, sendo a primeiro nó que constitui os cotilédones e o segundo à inserção das folhas primarias, e o terceiro nó é o das folhas trifolioladas. Hipocótilo (porção entre raízes e cotilédones), epicótilo (entre cotilédones e folhas primarias).
Nos nós encontram-se 3 gemas denominadas TRIADES, que podem ser Vegetativas (só folhas), floral (flores) e vegetativo floral (folhas e flores).
Em cada nó existe uma folha