Resumo expandido
Vanessa Costacurta Dias1
O tema apresentado é extremamente atual, a ONU desde sua formação em 1945, pós Segunda Guerra Mundial apresentou uma finalidade muito clara, conforme disposto no artigo 1º da Carta das Nações Unidas, como:Manter a paz e a segurança internacionail; Desenvolver relações amistosas entre as nações, Conseguir uma cooperação internacional para resolver os problemas internacionais de caráter econômico, social, cultural ou humanitário , ser um centro destinado a harmonizar a ação das nações, entre outros. Isso porque neste momento a chamada humanização aflora como algo muito atual e de extrema importância, e com ele o direito internacional dos direitos humanos, este como um princípio normativo.
Neste mesmo momento,o Estado surge com um papel a mais ,que é o de assegurar a efetivação dos direitos e garantias fundamentais dos indivíduos.
Contudo atualmente muito se questiona sobre a real atuação do ONU e até mesmo sua eficácia tem se tornado pauta de discussões:
Ocorre que tal órgão tem claramente perdido sua real atuação.Mesmo contando com resoluções bastante importantes,entre elas a Resolução 45 /100 onde dispõe que a ONU não sofrerá ataques em seus corredores humanitários, a mesma não é completamente respeitada. Assim como o poder de veto de certos países como China,Rússia e Eua, França, que possibilita que os mesmos não respondam por atos condenados pela ONU.Fato este que claramente desestrutura e diminui o poder de tal órgão.
Atualmente na sociedade é fácil perceber que a tentativa de ‘’purificação’’ da raça humana praticada pelo nazismo não é algo tão longe e obsoleto de nossa atual sociedade.É só olhar para o ocorrido em Ruanda no ano de 1994,onde uma guerra civil entre dois grupos étnicos, especula-se que resultou no genocídio de mais de um milhão de pessoas.O mais alarmante do ocorrido é que o