Resumo - eu e os outros plt 412
(COMPETÊNCIA SOCIAL)
Yaeko Ozaki
Introdução
O objetivo deste capítulo é compreender o ser humano como um ser social, que busca alcançar a competência social.
A partir dessa compreensão, pretende-se levar o estudante à reflexões que o auxiliem no processo do seu crescimento pessoal e profissional.
Podemos iniciar este trajeto como uma definição feita pelo filósofo norte-americano Gendlin, importante teórico no campo da Psicologia, para quem essa reflexão nos convida a compreender que seres humanos são, por natureza, seres sociais e, por isso, não conseguem viver sozinhos.
Não importa o ambiente no qual estamos, todos interagimos uns com os outros. Para que as nossas interações sejam produtivas e construtivas, é preciso compreender conceitos e aplicações importantes sobre habilidades sócias, gestão da própria imagem e auto apresentação ou gerenciamento de impressões e competência social, como veremos nesse capítulo.
O Ser Humano Social
A interação das pessoas com o ambiente social tem um papel especial no desenvolvimento de cada ser humano.
O termo “desenvolvimento” tem origem do latim “des” (para ênfase) + “em” (dentro) + “volvere” (mudar de posição, e de lugar). Significa “fazer crescer, fazer progredir alguém em diferentes daquelas a que se está habituado (CARVALHO 1994).
As características físicas, emocionais, intelectuais e sociais variam em cada período. O desenvolvimento humano é vitalício, isto é, ocorre durante o decorrer de toda a vida. Cada período é influenciado pelo período anterior e irá afetar o período seguinte.Todos eles são igualmente importantes.
Cada um desses períodos implica circunstâncias e tarefas específicas, para as quais as pessoas precisam dar respostas de comporão o seu repertório de vida. O desenvolvimento profissional, em geral. Coincide diretamente como quinto período, embora os