Resumo Estudos Culturais
A Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, reunida em Paris na sua vigésima sessão, de 24 de Outubro a 28 de Novembro de 1978.
Declaração sobre a Raça e os Preconceitos Raciais.
As diferenças fenotípicas entre os diversos grupos das sociedades fizeram com que pelo menos até o século XX surgisse um conceito equivocado de raça para diferenciar tais grupos. Em 1950, a Unesco publicou a primeira declaração sobre o preconceito, que foi uma tentativa de esclarecer o que é cientificamente conhecido sobre o conceito de raça e também uma condenação ao racismo.
Em 1978, foi publicada a Declaração sobre a raça e os preconceitos raciais. O preâmbulo da Constituição da UNESCO de 1978 afirma que o racismo deve ser combatido. A própria declaração afirma que "A grande e terrível guerra que agora termina só foi possível através da negação dos princípios de dignidade, igualdade e respeito mútuo do homem e pela propagação da ignorância e preconceito, a doutrina da desigualdade do homem e das raças".
“Observando com a mais viva preocupação que o racismo, a discriminação racial, o colonialismo e o apartheid continuam causando estragos no mundo sob formas sempre renovadas, tanto pela manutenção de disposições legais, de práticas de governo, de administração contrária aos princípios dos direitos humanos como pela permanência de estruturas políticas e sociais e de relações e atitudes caracterizadas pela injustiça e o desprezo da pessoa humana e que engendram a exclusão, a humilhação e a exploração, ou a assimilação forçada dos membros de grupos desfavorecidos.”
A unesco exige que todos os cidadãos sejam considerados iguais perante a lei. A consciência de toda a humanidade demanda que isso seja verdade para todos os povos da terra, pouco importando se a diversidade de dons do homem é o resultado de fatores biológicos ou culturais.
RECOMENDAÇÃO DA SALVAGUARDA DA CULTURA POPULAR E TRADICIONAL
Em