Resumo do texto praticando estudos culturais cap. 1 de stuart hall
PRATICANDO ESTUDOS CULTURAIS
Stuart Hall
A história do walkman da Sony
A cultura através das artes, vem assumindo papel fundamental nas futuras decisões e diretrizes tomadas pelo mundo Financeiro e Econômico. Programas culturais são empregados em organizações, para atingir um melhor desempenho, eficácia e lucratividade, nas suas ações. O crescimento dos meios de comunicação e de informação global, tem um impacto fulminante na vida contemporânea da sociedade, que é chamada no texto de razão substantiva. A outra é a forma epistemológica, que se fundamenta nas questões do conhecimento.
Antigamente os processos culturais analisavam questões menos tangíveis, que eram frequentemente presumidas, dando uma menor importância ao estudo da cultura pelos cientistas sociais, mas no decorrer do tempo estes se deram conta de que todas as práticas sociais são fundamentalmente culturais, então o desenvolvimento da cultura é determinante do conhecimento sociológico.
O estudo do caso do Walkman da Sony, vem exemplificar essa mudança na postura dos estudos da sociedade contemporânea. Mostra como práticas culturais e institucionais tem determinado a direção e significado de nossas vidas e para entender isso devemos ter conhecimento da estrutura, estratégia e cultura desses empreendimentos globais.
O livro identifica 5 principais processos culturais determinantes desse ciclo cultural, que são: Representação, Identidade, Produção, Consumo e Regulação. Estes devem ser pesquisados e abordados para qualquer pesquisa de cunho social, que visa analisar um produto cultural de representatividade global. No caso do W precisamos saber como ele é representado, quais identidades sociais são vinculadas à ele, como é feita sua produção e seu consumo, e como é regulada sua distribuição e uso.
Representação estuda que o sucesso e fama alcançada na sociedade pelo W não procede principalmente de sua constituição física, mas sim de como ele é mostrado à sociedade de forma visual e