Resumo estudo de caso google
- O Google foi fundado por Sergey Brin e Larry Page, que se conheceram na universidade Stanford. Eles descobriram que o desafio de filtrar informações importantes em grandes conjuntos de dados era um interesse em comum e isso resultou em uma maquina de busca denominada como backrub que produzia resultados de busca com base em links que apontavam para uma pagina web particular.
- A maquina combina as tecnologias do sistema Pagerank de Larry Page que avalia a importância de uma página com bases nos links externos que apontam para ela. E o web crawler de Sergey Brin, que visita sites e registra um resumo de seu conteúdo. Eles incorporaram seus projetos sob o nome de Google em 1998.
- No fim de 1998 o Google que estava ainda em fase de testes beta, recebia cerca 10 mil consultas por dia. A reputação do Google disseminou rapidamente. Em 1999, o site já recebia cerca de 500 mil consultas por dia sem ter feito nenhuma propaganda. A AOL/Netscape escolheu o serviço para suas próprias buscas, aumentando a taxa para 3 milhões de buscas por dia. E logo saiu do estágio beta. Em 2000, incluía 1 milhão de páginas na web e isso era só o começo. Em 2005, era 8 bilhões de página na internet, 1 bilhão de imagens e mensagens de grupos de discussão Usenet. Sem contar na possibilidade de buscar arquivos PDF, Postscript, Microsoft Office, Lotus, PowerPoint e Shockwave. O Google passou a ser um dos cinco sites mais populares da internet. - Duas fontes respondem pela maior parte do Google: a publicidade on-line e os serviços de busca on-line. O Google search services possibilita as organizações incluirem a máquina de busca em seus sites. Trata-se de um contrato simples que é lucrativo. O lado do Google que impulsionou seus lucros e seu crescimento foi a publicidade. A ferramenta