Resumo Estratégia Mercadológica
CAP 2 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
A estratégia de marketing de uma empresa deve assegurar que suas capacidades sejam compatíveis com o ambiente competitivo do mercado em que opera, não apenas hoje, mas no futuro possível. O desenvolvimento de uma estratégia de marketing pode ser analisado em três níveis: estabelecimento de uma estratégia central, criação do posicionamento competitivo e a implementação da estratégia.
Estabelecimento da estratégia central
Definir a finalidade ou missão no negócio
- Intenção estratégica: visão de onde a organização quer estar em um futuro próximo
- Valores organizacionais: estabelece o tom ético e moral das operações
- Competências características: anunciar as aptidões centrais da empresa, dando enfoque naquilo que é essencialmente peculiar.
- Definição do mercado: metas, necessidades e desejos dos cliente
- Posicionamento competitivo: como a empresa pretende estar posicionada no mercado
Analisar o perfil das capacidades da empresa (seus pontos fortes e fracos).
- Deve-se analisar a empresa para saber quais são suas aptidões e competências, assim como quais são seus pontos fracos em relação à concorrência, para que dessa forma a estratégia central esteja de acordo com as características da organização.
Analisar o setor
- Para identificar oportunidades, exploradas ou ainda não exploradas no mercado, e ameaças, que podem ter duas origens – uma alteração do mercado que a empresa não percebe, ou que é incapaz de acompanhar; e a atividade da concorrência para alterar o equilíbrio de poder dentro do mercado.
-Oportunidades e ameaças têm origem em duas áreas centrais: os clientes e os concorrentes.
Tendo identificado as capacidades da empresa, as oportunidades e ameaças do mercado, os fatores-chave para o sucesso no ramo empresarial em que a empresa opera e o papel do produto ou serviço no portfólio geral da empresa, deve-se estabelecer os objetivos centrais de marketing,