resumo especifico
LIGAÇÕES QUÍMICAS
Os gases nobres apresentam 8 elétrons na última camada eletrônica, com exceção do hélio, que possui 2 elétrons, já que a camada K comporta no máximo 2 elétrons.
Preste bastante atenção:
As propriedades das substâncias químicas decorrem fundamentalmente do tipo de ligação entre seus átomos. Em função do conhecimento do tipo de ligação, os compostos terão propriedades semelhantes. Ou seja: se você sabe que um composto é iônico, mesmo sem conhecê-lo você poderá atribuir propriedades a ele, pois estas são propriedades comuns a todos os compostos que fazem tal tipo de ligação química. Por exemplo: todos os compostos iônicos são sólidos à temperatura ambiente, apresentam alto ponto de fusão e alto ponto de ebulição.
Os tipos de ligações químicas também influenciam diretamente as interações entre as moléculas. E isto se refletirá em suas forças intermoleculares, o que nos permite inferir se uma substância será sólida, líquida ou gasosa em uma dada situação; se ela terá baixos ou altos pontos de fusão e ebulição; se será volátil ou não, etc. Por isto, considero de suma importância se entender o assunto ligações químicas.
Ligação Iônica (ou Eletrovalente)
A ligação iônica ocorre com a formação de íons Ocorre com transferência de elétrons do metal para o ametal, formando cátions (íons positivos) e ânions (íons negativos), respectivamente. Ocorre entre metais e não metais e entre metais e Hidrogênio.
Sempre um dos átomos perde elétrons, enquanto o outro recebe.
Exemplo:
1o) A ligação entre o sódio (11Na) e o cloro (17Cl) é um exemplo característico de ligação iônica. Observe a distribuição dos elétrons em camadas para os dois elementos:
Na 2 - 8 - 1
Cl 2 - 8 – 7
Ligação Covalente
A ligação covalente consiste no compartilhamento de um par de elétrons entre dois átomos vizinhos.
É importante chamar sua atenção para o fato de que toda ligação covalente tem um caráter eletrostático pronunciado: os