Resumo dos elementos específicos da hipermídia
LINK COMO A UNIDADE PRIMORDIAL DA HIPERMÍDIA
Link é o mecanismo que promove a inter-relação entre os conteúdos – e entre usuário e conteúdos – em um ambiente hipermídiatico. Em vários estudos este conceito recebe nomes diferentes, porém equivalentes, e alguns dos principais são: hotlink, hyperlink e atalho.
Tecnicamente falando, link é uma palavra, uma frase ou um gráfico de um documento eletrônico que contém o endereço de outro documento eletrônico. É um termo de uso corrente entre os que trabalham com hipermídia, além de ser conhecido há muito tempo e utilizado nos meios de comunicação de massa, mais especificamente em serviços de telecomunicações em geral, para nomear sistemas de ligação, aéreo ou terrestre, entre pontos de transmissão de rádio ou de TV.
Para George P. Landow, professor de inglês e história da arte na Universidade Brown, link é o elemento que promove a leitura e a reescrita do hipertexto. O mais importante é pensar o link como o recurso que promove a relação entre a leitura e a utilização, entre a escrita e a realização da hipermídia.
Landow destaca as seguintes formas de links: * lexia-lexia unidirecional: é a forma mais simples de link, que permite a passagem de um documento para outro sem a possibilidade de retorno; Landow alerta para o fato de que, apesar de exigir um planejamento simples, quando o link é usado com documentos muito grandes, pode desorientar o leitor; * lexia-lexia bidirecional: é um formato de link que permite a comunicação entre dois documentos que possibilita o retorno pelo mesmo caminho; * linha-lexia (linha – palavra ou frase): essa forma de link traz vantagens como orientação simples de sentido por um ponto de partida retórico quando um link está anexado a uma palavra; é a forma mais utilizada para links na web e pode promover a desorientação se não for bidirecional; * linha-linha: leva o leitor a um trecho ou a uma palavra exata de uma lexia para outra; *