Resumo ESF, SIAB, NASF Atenção Primária
OBJETIVO 1 – CONHECER AS ESTRATÉGIAS DA ATENÇÃO BÁSICA
> A Atenção Básica é um conjunto de ações, de caráter individual e coletivo, situados no 1° nível de atenção do sistema de saúde, voltado para a promoção de saúde, prevenção de agravos, tratamento e a reabilitação. Aloca aqueles com menor grau de incorporação tecnológica.
> No Brasil, o MS propõe como política nacional da atenção primária à saúde a ESF.
> A organização da Atenção Básica, propiciada pelo PSF, trata as pessoas, controla as doenças crônicas (ex: hipertensão e diabetes), diminui a solicitação de exames desnecessários, racionaliza os encaminhamentos para os serviços de maior complexidade, reduz a procura direta aos atendimentos de urgência e hospitalares.
> Os PRINCÍPIOS da Atenção Básica são:
a) Primeiro contato: implica a acessibilidade e o uso de serviços para cada novo problema ou novo episódio de um problema para os quais procura atenção à saúde.
b) Longitudinalidade: requer a assistência do aporte regular de cuidados pela equipe de saúde e seu uso consistente ao longo do tempo, num ambiente de relação mútua e humanizada entre equipes de saúde, indivíduos e famílias.
c) Integralidade: exige a prestação, pela equipe de saúde, de um conjunto de serviços em outros pontos de atenção à saúde e o reconhecimento adequado dos problemas biológicos, psicológicos e sociais que causam doença.
d) Coordenação: implica a capacidade de garantir a continuidade da atenção, através da equipe de saúde, com o reconhecimento dos problemas que requerem seguimento constante.
e) Focalização na família: torna indispensável considerar a família como o sujeito da atenção, o que exige uma interação da equipe de saúde com essa unidade social e o conhecimento integral de seus problemas de saúde.
f) Orientação comunitária: Pressupõe o reconhecimento das necessidades familiares em função do contexto físico, econômico, social e cultural em que vivem, o que exige uma análise situacional das