Resumo: Energia Biogás, Geo.,Eólica
BIOGÁS:
é uma mistura de gases resultante da decomposição de matéria orgânica, pela ação de bactérias anaeróbias (na ausência de oxigênio). Possui um conteúdo energético elevado semelhante ao gás natural, composto, principalmente, por hidrocarbonetos de cadeia curta e linear. Pode ser utilizado para geração de energia elétrica, térmica ou mecânica em uma propriedade rural, contribuindo para a redução dos custos de produção.
As vantagens na utilização de Biogás tem relação com a redução significativa da poluição do ar e do chamado efeito estufa, conforme foto 27, que compara a emissão de poluentes nos combustíveis renováveis, Contribui para a geração dos Créditos de Carbono (Protocolo de Kioto) e é uma fonte econômica para propriedades rurais de produção agrícola e solução para o problema de saneamento ambiental, com aproveitamento dos dejetos animais e vegetais.
As desvantagens estão relacionadas ao alto custo do investimento inicial e de manutenção também a necessidade de remoção periódica do lodo (1 a 5 anos) e a variabilidade da produção de biogás, em função do clima.
GEOTÉRMICA
Essa energia está contida em alguns depósitos (renováveis e não renováveis) em forma de vapor seco, vapor úmido e água quente. A exploração desses depósitos é feita pela perfuração de poços. A energia térmica produzida pode ser utilizada para aquecimento ambiental, produção industrial e geração de eletricidade. O uso desse tipo de energia restringe-se pela sua distribuição. Os vulcões, as fontes termais e as fumarolas são manifestações conhecidas desta fonte de energia. O calor da terra pode ser aproveitado para usos diretos, como o aquecimento de edifícios e estufas ou para a produção de eletricidade em centrais geotérmicas.
Para o tratamento dessa água abrem-se buracos fundos no chão até chegar aos reservatórios de água e vapor, estes são drenados até a superfície por meio de tubos e canos apropriados. Através desses tubos o vapor é conduzido até a central