Segurança em Eletricidade e suas Potencialidades
TIOGO DANTAS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, OUTUBRO DE 2013.
TRABALHO DO ED DE FISÍCA
RESUMO
A utilização dos recursos energéticos é vital para as atuais necessidades humanas, pois à medida que as sociedades humanas evoluem, o consumo de energia aumenta.
O ser humano recorre a várias fontes energéticas - combustíveis fósseis (carvão, petróleo, gás natural), e energias solar, geotérmica, hidroelétrica, eólica e nuclear.
Os combustíveis fósseis são, contudo, a fonte energética mais explorada. A utilização excessiva destes combustíveis como recurso energético acarreta graves problemas ambientais e sociais.
A exploração da energia nuclear como alternativa aos combustíveis fósseis, embora este recurso seja considerado limpo e económico, levanta também alguns problemas, relacionados com o armazenamento de lixos radioativos, poluição térmica e fuga de radiações.
Os problemas relacionados com a produção e consumo de energia continuam por resolver. A procura de novas fontes de energia alternativas intensifica-se, procurando-se adotar fontes energéticas eficazes, renováveis, mais baratas, menos poluentes e menos perigosas para o homem e para o ambiente.
A energia geotérmica, por exemplo, pode ser utilizada como fonte de energia limpa, pois é pouco poluente e é um recurso renovável. No entanto, a sua utilização é rentável apenas em locais onde o potencial geotérmico é elevado.
Introdução
As fontes de energia são de fundamental importância na realização das atividades diárias Humanas, e elas foram evoluindo ao longo dos séculos. Primeiramente a humanidade se utilizava da própria energia dos músculos, com o decorrer do tempo, foi empregando a força animal, o fogo, a água e o vento. Após a revolução industrial desenvolveram as chamadas energias modernas, carvão mineral, petróleo, hidroeletricidade, energia nuclear, com um rendimento muito maior. As fontes de energia são classificadas em renováveis, que tem a