Resumo Empreededorismo
. Para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso reunir imaginação, determinação, habilidade de organizar, liderar pessoas e de conhecer tecnicamente etapas e processos. Ele é uma pessoa ousada, que tem coragem de por suas idéias em prática, criando um empreendimento nunca visto antes.
O problema é que quase todas as empresas herdaram a antiga hierarquia, na qual posição se iguala a responsabilidade e isso não funciona mais no mundo de hoje. As boas ideias podem estar em qualquer lugar, em qualquer pessoa!
O aspecto mais excitante do movimento de autonomia é que ele dá aos funcionários a confiança necessária para fazer algo que altere as circunstâncias em que se encontram. Em vez de se sentirem miseráveis ou insatisfeitos no trabalho, eles transformam a mesma quantidade de trabalho em algo com significado e geração de valor pessoal.
Autonomia significa que as pessoas terão a liberdade de tomar decisões que beneficiarão toda a empresa e os clientes. Também significa, é claro, que as questões de responsabilidade e autoridade superior devem ser discutidas e buscadas um consenso.
Na verdade, autonomia é como uma estrada de mão-dupla. Os funcionários com autonomia se movem sem que esperem que o “chefe” lhes diga quais são as tarefas. O líder, por sua vez, está sempre por perto para dar as coordenadas estratégicas e deixar que a equipe segura quanto aos rumos que estão sendo tomados.
Quantas vezes, cheguei em empresas sem rumo cujos funcionários mal sabiam a quem obedecer . Como elas podem esperar resultados positivos? Impossível!
Nas empresas é comum encontrar indivíduos que insistem em levar o pensamento “tô nem aí” para o trabalho. “Tô nem aí com a qualidade do serviço prestado, tô nem aí com o uniforme da empresa, tô nem aí com a organização de meu espaço de trabalho, tô nem aí para a satisfação do cliente” e etc. Isso revela a falta de comprometimento e a ausência do senso de responsabilidade naquilo que fazem.
. Pense como dono
É