Resumo - Em Busca da Qualidade de Vida, RIBEIRO, Wagner. IN Pinsky
Aline Perdomo Soutelo
Dienefer Izamara Lemos dos Santos
RESUMO
Para se discutir meio ambiente é precisso conciliar interesses diversos, permitindo a crianção de uma “ética ambiental” que a dignidade humana e o crescimento material.
Ainda que os impactos ambientais sejam reduzidos, o capitalismo e o crescimento acelerado são os responsáveis pela segregação dos habitantes da Terra nos sentidos econômicos, sociais e ambientais. Na esfera internacional existe uma necessidade global de controlar e fiscalizar as atividades feitas no meio ambiente por todos os países, uam vez que estas ações atingem a todos. Durante o século XX, várias reuni]oes globais foram realizadas com o fim de criar projetos e selar compromissos visando uma ordem no uso dos recursos naturais da Terra.
No entanto, estes acordos estão sendo substituídos por “Negócios ambientais”, na qual uma simples negociação permite que um país emita gases poluentes, por exemplo, o disposto no Protocolo de Kyoto.
A liberdade humana é um requisito da cidadania. No entanto, esta só pode ser exercida plenamente quando se vive em um meio ambiente saudável e estável, que permita não apenas a sua sobrevivência, como também a de seus descendentes. Esta é a relação entre meio ambiente e cidadania.
Segundo o autor McCormick, os problemas ambientais existem há muito tempo: há 3.700 anos os sumérios tiveram problemas com terras salinizadas e alagadiças, a Ática do tempo de Platão sofria com a erosão do solo e o desmatamento provocados pelo excesso de pastagem e corte de árvores. Apesar disso, o meio ambiente demorou a ser visto como um elemento fundamental de sobrevivência humana.
As primeiras leis ambientais foram criadas no século XIX por pressão de ativistas ingleses, afim de preservar da extinção espécies que eram caçadas como esporte. A América do Norte