Resumo elementos básicos da cultura
CRENÇAS: todas as culturas são fundamentadas em um conjunto de crenças, compartilhando conhecimentos e idéias sobre a natureza da vida.
VALORES: são concepções coletivas do que é considerado bom, desejável, certo, bonito, gostoso (ou ruim, indesejável, errado, feio) em uma determinada cultura. Eles influenciam no comportamento das pessoas e servem como critérios para avaliar as ações dos outros.
NORMAS: traduzem um conjunto de crenças e valores em regras específicas para o comportamento. Detalham aquilo que pode ou não ser feito. Podem ser codificadas no direito – formais – ou ritualizadas nos costumes – informais.
SANÇÕES: são as punições e recompensas utilizadas para fazer com que as normas sejam seguidas. Sanções formais são recompensas e punições oficiais e públicas; sanções informais não são oficiais. Sanções positivas: aumento de salário, medalhas, palavras de gratidão e reconhecimento; sanções negativas: multas, ameaças, prisões, beliscão, olhar de desprezo. Ambas são utilizadas para que haja conformidade com as normas.
SÍMBOLOS: são qualquer coisa que carrega um significado particular reconhecido pelas pessoas que compartilham uma determinada cultura. Um mesmo objeto pode simbolizar sentimentos opostos em culturas diferentes.
IDIOMA: é um elemento chave da cultura. O idioma é um sistema de símbolos que permitem que os membros de uma sociedade comunique-se um com o outro.
TECNOLOGIA: estabelece um parâmetro para a cultura e não só influencia como as pessoas trabalham, mas também como socializam e pensam sobre o mundo. Toda mudança tecnológica gera uma mudança cultural.
CARACTERÍSTICAS DA CULTURA
De acordo com os conceitos de cultura, concluímos:
Ela é transmitida pela herança social e não biológica. As pessoas adquirem cultura ao longo do tempo através