resumo economia
*CONCEITO DE ECONOMIA:
DEFINI-SE ECONOMIA COMO A CIÊNCIA SOCIAL QUE ESTUDA DE QUE MANEIRA A SOCIEDADE DECIDE( ESCOLHE) EMPREGAR RECURSOS PRODUTIVOS ESCASSOS NA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS, DE MODO A DISTRIBUÍ-LOS ENTRE VÁRIAS PESSOAS E GRUPOS DA SOCIEDADE, AFIM DE SATISFAZER AS NECESSIDADES HUMANAS.
*OS PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS;
O QUE E QUANTO PRODUZIR: DADA A ESCASSEZ DE RECURSOS DE PRODUÇÃO, A SOCIEDADE TERÁ DE ESCOLHER, DENTRO DO LEQUE DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO, QUAIS PRODUTOS SERÃO PRODUZIDOS E AS RESPECTIVAS QUANTIDADES A SEREM FABRICADAS.
COMO PRODUZIR: A SOCIEDADE TERÁ DE ESCOLHER AINDA QUAIS RECURSOS DE PRODUÇÃO SERÃO UTILIZADOS PARA A PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS, DADO O NÍVEL TECNOLÓGICO EXISTENTE.
PARA QUEM PRODUZIR: A SOCIEDADE TERÁ TAMBÉM DE DECIDIR COMO SEUS MEMBROS PARTICIPARÃO DA DISTRIBUIÇÃO DOS RESULTADOS DE SUA PRODUÇÃO.
*SISTEMA ECONÔMICO:
PODE SER DEFINIDO COMO A FORMA POLÍTICA, SOCIAL E ECONÔMICA PELA QUAL ESTÁ ORGANIZADA A SOCIEDADE.
*OS SISTEMAS ECONÔMICOS PODEM SER CLASSIFICADOS EM:
SISTEMA CAPITALISTA OU ECONOMIA DE MERCADO: É REGIDO PELAS FORÇAS DE MERCADO, PREDOMINANDO A LIVRE INICIATIVA E A PROPRIEDADE PRIVADA DOS FATORES DE PRODUÇÃO.
SISTEMA SOCIALISTA OU ECONOMIA CENTRALIZADA: NESSE SISTEMA AS QUESTÕES FUNDAMENTAIS SÃO RESOLVIDAS POR UM ORGÃO CENTRAL DE PLANEJAMENTO, PREDOMINANDO A PROPRIEDADE PÚBLICA DOS FATORES DE PRODUÇÃO, CHAMADOS NESSAS ECONOMIAS DE MEIOS DE PRODUÇÃO, ENGLOBANDO BENS DE CAPITAL, TERRA, PRÉDIO, BANCOS E MATÉRIAS-PRIMAS.
CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO:
EXPRESSA A CAPACIDADE MÁXIMA DE PRODUÇÃO DA SOCIEDADE, SUPONDO PLENO EMPREGO DOS RECURSOS OU FATORES DE PRODUÇÃO DE QUE SE DISPÕE EM DADO MOMENTO DE TEMPO.
CUSTO DE OPORTUNIDADE:
É A TRANSFERÊNCIA DOS FATORES DE PRODUÇÃO DE UM BEM X PARA PRODUZIR UM BEM Y E QUE IMPLICA UM CUSTO DE OPORTUNIDADE, QUE É IGUAL AO SACRIFÍCIO DE SE DEIXAR DE PRODUZIR PARTE DO BEM X PARA SE PRODUZIR MAIS DO BEM Y.