Resumo Economia
UNIDADE 1
Tópico 1
A economia, quando tratada informalmente, é um assunto que atrai muito os brasileiros, pois eles percebem que muitos dos seus problemas pessoais, financeiros e profissionais são afetados pela economia brasileira e mundial.
No sentido popular a palavra, economia é considerada como um sinônimo de poupar.
A palavra economia pode ser entendida como “Atividade Econômica”, ou seja, todas as ações humanas destinadas a produzir, distribuir e consumir riquezas.
A Economia surge como ciência a partir da publicação da obra de Adam Smith “A Riquezas das Nações”, em 1776.
A economia pode ser entendida como a Ciência da Escassez.
As necessidades humanas são consideradas ilimitadas.
Os recursos produtivos são considerados escassos.
As sociedades precisam fazer escolhas para bem administrar os seus recursos produtivos escassos de forma a evitar desperdícios e preservar a capacidade de crescimento do sistema econômico para as gerações futuras.
(...) Fazer economia, nesse sentido, significa um bom uso dos seus recursos pessoais, contendo ou moderando os gastos, de forma a evitar desperdícios desnecessários.
(...) Toda pessoa que trabalha, está produzindo algo (um bem ou serviço), que terá uma utilidade (em maior ou menos grau), e que servirá para satisfazer a necessidade (prioritária ou supérflua) de alguém.
(...) O indicador mais famoso para a medição do volume da atividade econômica de um país é o PIB, ou Produto Interno Bruto.
(...) Economia, como sinônimo de Ciência Econômica, tem por objetivo aprimorar o conhecimento humano sobre determinados fenômenos por meio do uso de métodos racionais de investigação, indução e dedução. (...) No século XVII, na Europa, os primeiros textos de economia e as primeiras tentativas de compreender, de forma lógica e racional, o que estava acontecendo. (...) A criação da palavra Economia é atribuída a Xenofontes, na época, a economia era entendida como um conjunto de princípios de gestão