RESUMO ECONOMIA A
É a quantidade de determinado bem ou serviço que os produtores e vendedores desejam vender em determinado período. Representa um plano ou intenção e não a venda efetiva. As quantidades ofertadas são pontos em que os vendedores estão maximizando seus lucros.
Demanda / Procura
É a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, num dado período, dada sua renda, seus gastos e o preço de mercado. Desse modo, a curva de demanda indica quanto o consumidor pode adquirir, dadas várias alternativas de preços de um bem ou serviço. Ex: se o preço for $ 2,00, ele pode consumir, dada sua renda, 10 unidades; se o preço for $ 3,00, ele pode consumir 8 unidades. Nesse sentido, a demanda não representa a compra efetiva, mas a intenção de comprar, a dados preços. bens de consumo saciável/ primeira necessidade: demanda se mantém sempre inalterada independente de alterações na renda (pois se trata de uma “aquisição antiga”). (inelasticos) bens de giffen: é um caso especial de bem inferior, para o qual um aumento do preço faz aumentar a sua demanda (relação direta, e não inversa, entre a quantidade demandada e o preço do bem). bem inferior: demanda diminui quando a renda aumenta; demanda aumenta quando a renda diminui (normalmente são bens com alternativas de melhor qualidade) bem normal: demanda aumenta quando a renda aumenta e vice versa bem superior/ luxo: ao se aumentar a renda, a quantidade demandada aumenta em maior proporção bem complementar: bens consumidos em conjunto (Ex: /\ preço do automóvel \/ procura por gasolina) Outros: pão e manteiga, sapato e meia. (elasticos) bem substituto: o consumo de um bem substitui o consumo de outro (exemplo: carne de vaca, café e cha) -> o que estiver com melhor custo-benefício será comprador (elasticos)
Custo Total (CT = CV + CF) é a função que exprime o valor total de despesas gastas para se produzir uma certa quantidade qualquer de mercadorias, num determinado instante de tempo. O custo total é