Resumo economia no Brasil
Sabemos que na prática a economia brasileira não nada bem, a inflação nos últimos meses foi exorbitante e os brasileiros a cada dia com o salário mais defasado e o numero de inadimplência ainda maior. Para o ano de 2013 o PIB (produto interno Bruto) fica abaixo das expectativas. O Banco central baixou de 3,1% para 2,7% as estimativas de crescimento do PIB para este ano.
Na comparação com anos anteriores a economia brasileira vem evoluindo lentamente, no período de abril a Junho 2013 a economia subiu1, 5%, todos os setores da economia brasileira tiveram um desempenho positivo e um dos alicerces foi o crescimento da agricultura que chegou a 13% entre o segundo trimestre de 2012 e o segundo trimestre de 2013. Mas os maiores impactos vieram dos investimentos, com a redução do IPI e desoneração da folha de pagamento a compra de bens como caminhões e maquinas ficaram bem mais atrativas.
A economia do Brasil tem um mercado livre e exportador. As exportações cresceram mais que as importações devido a desvalorização do real frente ao Dólar o que também ajudou no desempenho. O Fator de maior peso no calculo do PIB cerca de 60% é o consumo das famílias brasileiras, que nesse período não foi muito bom os brasileiros consumiram menos devido o impacto causado pela inflação. Infelizmente para que se tente controlar a inflação as taxas de juros serão alteradas e terão que subir, com isso o mercado de trabalho ira sofre um pouco mais (mais do que já vem sofrendo), os trabalhadores sentirão o impacto.
Segundo o banco de investimento Goldman Sachs, a economia brasileira deve tornar-se a quarta maior do mundo por volta de 2050.
Aluno: Mariluce Mazetto de Araujo
Medicina Veterinária