Resumo Economia - Mankiw
Principio 1: As pessoas enfrentam tradeoffs(situação de escolha conflitante)
Para conseguirmos algo que queremos, geralmente precisamos abrir mão de outra coisa de que gostamos. A tomada de decisões exige escolher um objetivo em detrimento de outro.
Exemplo: Estudante decidindo como alocar o recurso “tempo”. Ele pode passar o tempo todo estudando economia ou finanças, ou pode dividir seu tempo entre as duas disciplinas. Para cada hora que passa estudando uma matéria, ele abre mão de uma hora do seu tempo que poderia ser usado para estudar a outra. E para cada hora que passa estudando qualquer uma das duas disciplinas, abre mão de uma hora que poderia gastar dando uma relaxada, andando de bike, vendo TV ou trabalhando. A decisão é individual e a partir do momento que se decide por algo, abre-se mão do resto.
Principio 2: O custo de alguma coisa é aquilo de que você desiste para obtê-la
A tomada de decisões exige comparar os custos e benefícios de possibilidades alternativas de ação.
O custo de oportunidade de um item é aquilo de que você abre mão para obter.
Ao tomar qualquer decisão, como a de frequentar a faculdade, os benefícios principais são o enriquecimento intelectual e uma vida com melhores oportunidades de emprego. Mas qual é o custo? Livros, mensalidade, tempo...
Princípio 3: As pessoas racionais pensam na margem
Mudanças Marginais: Os economistas usam o termo para descrever pequenos ajustes incrementais a um plano de ação existente.
Exemplo: Quando chega a hora das provas, sua escolha não está entre não estudar mais nada ou ficar estudando 24hs por dia, mas sim entre passar uma hora a mais revendo suas anotações ou entrando na internet ou na TV.
Obs: “margem” pressupõe a existência de extremos, portanto, mudanças marginais são ajustes ao redor dos “extremos” daquilo que está fazendo.
Um tomador de decisões racional executa uma ação se e somente se o benefício marginal da ação ultrapassa o custo